Ao meu pai



Meu velho... O que posso lhe dizer nessas horas tão difíceis, nas quais a vida parece querer lhe escapar das mãos, mas o senhor ainda insiste em segurá-la (e o faz bem)?!
O senhor me conhece muito bem, desde o momento em que vim a este mundo, e sabe que nunca fui muito de falar, de demonstrar emoções, sentimentos. Sempre fui seu filho mais “quietão”, isso é uma característica minha desde o dia em que me conheci por gente, e dificilmente mudará. Por isso mesmo, ao invés de prantos e lamentos, prefiro apenas lhe dizer:

MUITO OBRIGADO.

Muito obrigado por ter sido esse pai tão generoso, que me ajudou muito na vida em todos os sentidos. Por ter sido esse homem tão dedicado, que me deu tantos conselhos, que me repreendeu muitas vezes (porque, afinal, essa é uma das funções de um pai com seu filho: chamar atenção quando necessário), que fez tudo o que foi possível para que eu mesmo crescesse e aprendesse as coisas da vida, tornando-me o homem que sou hoje. Por ter sido esse simpático senhor, amado por toda a família e por tantos outros. Enfim, por tudo isso e muito mais.
Hoje o senhor enfrenta a batalha mais dura de toda sua existência até o presente momento: a batalha pela sobrevivência. A derrota parece iminente, mas saiba que, apesar de todas as agruras, de todo o sofrimento, de todos os sapos engolidos, há uma certeza: a de que tudo passa. Logo não haverão mais agruras, nem sofrimentos, nem sapos a engolir. Mantenha a calma e a serenidade, que tudo será paz. E, se o senhor sentir que é chegada a hora de despedir-se desse mundo, saiba que teu legado permanecerá, na forma dessa grande e unida família, e de tudo o que teus filhos e netos conquistaram, e que teus bisnetos ainda conquistarão. Tua semente continuará viva e ainda renderá muitas florações. Para mim, e para todos os demais, ficarão a saudade e muitas doces lembranças de tantos bons momentos.
Sei que o senhor ainda se encontra por aqui, mas também sei que essa viagem sem volta pode estar muito próxima de começar. Espero um dia poder acompanhá-lo nessas novas descobertas do além...

Comentários