A vida não tem "Reset"


Navios ficam seguros nos portos, aviões ficam bem guardados nos hangares, pássaros têm conforto em seus ninhos, carros estão protegidos nas garagens. Mas desde quando que eles estão no mundo para ficarem ali?
A humanidade anseia demais por liberdade, mas vive presa no sistema estabelecido. Você TEM que tirar nota dez em todas as matérias da escola, TEM que fazer faculdade (concluindo o curso com láurea acadêmica), TEM que conseguir um emprego estável, TEM que obter promoção na empresa (até a chefia, se possível), TEM que comprar o último iPhone e o carro do ano, TEM que falar quinze línguas diferentes, TEM que casar com alguém cujo status social é tão alto quanto o da rainha da Inglaterra, TEM que ser pai/mãe de pequenos gênios, TEM que morar na mansão mais top do bairro mais nobre da cidade mais cara do país com o melhor IDH do mundo, TEM que viajar para a Europa (de preferência fazendo poses "internéticas" perto da Torre Eiffel - afinal, tem que postar no Instagram, né?). Do contrário, a sociedade não te aceita. Vejo indivíduos potencialmente únicos sucumbirem à massa repetidora de padrões.
Mas, quer saber? Foda-se a sociedade. Fodam-se os padrões. Sim, palavrão mesmo, porque o negócio é extravasar. Vou é viver a minha vida do jeito que eu quiser, nem que isso signifique morar numa cabaninha no meio do mato, me vestir com folhas de palmeira, calçar cascas de troncos de árvore, comer as frutas daquele lugar, tomar banho na água da sanga ali perto, ter como condução apenas meus próprios pés, me comunicar por sinais de fumaça (sem apologias aqui), namorar uma mulher selvagem, viver de caça e pesca e ter um filhote de lobo de estimação. Qual o motivo de ser só mais um número de CPF quando as possibilidades da vida são inúmeras?
Frase clichê de final de texto: viva sua vida, do seu jeito. A vida é um amontoado de infinitas probabilidades, não uma fórmula pronta e decorada. A vida não é para ser previamente esquematizada e planejada, é para ser vivida, ao máximo possível. Pois depois que acaba, não há botão "Reset"...

Comentários