Quando um cabo MicroUSB muda tudo


Uma das maiores frustrações para qualquer propretário de celular que se preze (em outras palavras, todo mundo, acho) é quando, na hora de recarregar a bateria, a recarga parece não acontecer. Fica tudo tão lento, mas tão lento, que a gente até duvida se a bateria está realmente sendo carregada. E, nos dias atuais, com esses celulares com bateria fixa (aliás, não sei até agora o porquê disso), bate aquele pânico quando a bateria se vai muito rápido e carrega muito lentamente. Já vem na hora uma possível despesa com um novo celular (enquanto que, quando a bateria é removível, basta trocá-la por uma nova e pronto).
Então, comprei esse meu atual celular, um LG K12+, em meados deste ano, a fim de subir para uma versão do Android acima de 7.0 (o K12+ executa Android 8.1 - o que, para o meu uso diário, é perfeito). Recentemente, a recarga da bateria começou a demorar mais e mais, até que chegou num ponto no qual eu colocava para carregar antes de dormir, com 15%, e, no dia seguinte, ao acordar, ainda estava em 50%, pode?! Eu já andava, por assim dizer, vasculhando nos sites de pesquisas de preços um sucessor para ele, mas ao mesmo tempo eu não tinha nem como querer arcar com um novo celular, pois meu dinheiro estava contadinho, tim tim por tim tim, para as contas do mês. E, conhecendo minha própria pessoa, fui atrás de uma possível solução “caseira” para o problema; de tanto cavocar, descobri um artigo de um site estrangeiro sobre tecnologia móvel que falava exatamente sobre isso, e ainda apontava várias possibilidades de causas. Mas testei aquilo tudo e nada parecia fazer aumentar a velocidade da recarga da bateria.
Até que me deu um estalo: poderia ser o cabo do carregador.
Para ter certeza se era mesmo isso, instalei no celular um aplicativo chamado, apropriadamente, de “Ampere”, para testar a quantidade de energia elétrica que o carregador enviava ao aparelho. Então, coloquei-o para carregar, abri o aplicativo e vi o valor: entre 50 e 90mA. Pouquíssimo. Aí, claro, a recarga demoraria uma eternidade mesmo. Então, fiz um teste com outro cabo, bem novinho, que eu tinha guardado na gaveta da mesa do computador. Coloquei-o no carregador, no lugar do cabo original; pus o celular para carregar e abri novamente o aplicativo. Qual minha surpresa? O carregador passou a enviar 900mA e acima. “Era isso!”, pensei comigo. Mas eu ainda queria ter a real certeza de que era isso mesmo, deixando o celular carregar até o fim - e era. Graças a esse novo cabo, a recarga levou pouco mais de uma hora para terminar - logo, a bateria já estava 100% novamente. Se dependesse do cabo original, acho que levaria umas 10 horas ou mais.
Tudo o que coloquei acima parece não ser nada de mais, mas veja bem: poupei o valor que seria gasto num novo celular, evitei um novo descarte de aparelho eletrônico e, de certa forma, isso foi uma contribuição, ainda que pequena, para a conservação do meio ambiente. Tudo isso graças a um mero cabo MicroUSB que mudou o rumo da história. Uma solução que eu já tinha em casa e nem sabia - ou seja: custo zero. Não preciso mais pensar em trocar de celular por um longo tempo.
Às vezes ficamos tão afoitos por causa de problemas tão pequenos que acabamos agindo no desespero, sem perceber que a solução pode estar muito mais perto do que se imagina - muitas vezes na nossa frente, na nossa cara, mas a cegueira do desespero não nos deixa enxergá-la.
Fico imaginando se outros tiveram esse estalo de, por um método muito simples, solucionar um problema aparentemente irresolvível. Alguém?

Comentários